Google+ Followers

Google+ Followers

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

HALLOWEEN - DIA DAS BRUXAS



O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.

Origem do Dia das Bruxas - Halloween

A palavra Halloween  tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.



Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas  - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.



O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.



Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.




O desenvolvimento de artefatos e símbolos do Halloween vem sendo feito desde tempos medievais. Os Jack O’ Lanterns (aboboras) foram se adequando a cada época como o símbolo mais forte do Halloween, clássicos da literatura gótica e do horror também se firmaram como o Drácula e Frankenstein. 



Espantalhos predominaram por causa da época do outono onde muitas folhas laranja, palha e milho são usados. Elementos do ocultismo são predominantes assim como o horror, misticismo, morte e monstros, personagens mais citados tradicionalmente são vampiros, lobisomens, bruxas, demônios, esqueletos, mortos vivos, fantasmas, morcegos, aranhas, corujas, gatos pretos, corvos e muito mais...



Sempre vemos esses elementos presentes em decoração de casas, e ninguém pode se esquecer das cores do Halloween, Laranja que representa a cor da fertilidade, sabedoria e das fogueiras do ritual de limpeza das almas, sempre afasta o mal. O roxo representa magia, e o preto, cor dos mestres, da escuridão da noite.



As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.



A brincadeira mais comum é a da Maçã, onde são colocadas em um recipiente com água e os participantes devem pega-las com os dentes sem usar as mãos.



Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).






+ em BREVE - Veja Também: Dicas de Decoração para sua Festa de Halloween
                                                Mais Dicas de Decoração para sua Festa de Halloween
                                                Ambientes da Casa Decorados para o Halloween
                                                Casas Decoradas para o Halloween
                                                Dicas de Fantasias e Saiba o que Usar!
                                                Dicas de Fantasias para Cachorros e Gatos
                                                Dicas de Maquiagem para o Halloween
                                                IMAGENS DA NET PARA O HALLOWEEN
                                                SÍMBOLOS DO HALLOWEEN 
                                                ORIGEM DO DIA DAS BRUXAS -HALLOWEEN
                                                ARTESANATO PARA O HALLOWEEN
                                                HALLOWEEN NO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário