quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Os Clichês em Posteres de Filmes

Mosaicos de Posteres de Filmes Analisados



“Não julgue um livro pela capa”. Para livros, até pode ser, mas o blogger francês Christophe Courtois, provou que para filmes esse ditado não é assim tão válido. Os mosaicos de posters que ele fez nos mostram certas "coincidências" entre os cartazes, e que muitas vezes é possível identificar o tipo de filme pelo seu poster. Confira:

1. Cabeças Flutuantes

Se o filme é drama, a ordem é colocar cabeças flutuantes em cima de belas paisagens. Geralmente, vem acompanhado também da silhueta de uma pessoa ou casal embaixo.


2. De Costas

A presença solitária do protagonista, dando as costas para o cinéfilo. Geralmente, ele também vem dando uma amedrontadora olhadinha discreta para trás e segura sua arma. Cartazes assim significam uma trama que contém vingança, ou um herói partindo para a ação.


3. De olho em você!

Em 98% dos casos, trata-se de um filme de terror.


4. Costas com Costas

Filmes em que o casal começa se odiando ou não têm nada em comum, mas depois aprendem a se amar loucamente e acabam terminando juntos. Esses cartazes são usados para comédias românticas.


5 . Na cama

É o tipo de publicidade enganosa - esses cartazes fazem o público pensar que o filme é cheio de cenas de sexo, mas geralmente só tem muita discussão entre um casal.


6. Pernas Abertas

Ao contrário da propaganda enganosa dos cartazes que trazem os personagens na cama, aqui a propaganda é certa: filmes de comédia cheios de putaria e bem ruins...Fuja de filmes com esses cartazes!


7. As coisas simples da vida, como um banco de praça

Existe coisa mais singela do que se sentar em um banco de praça e observar a vida ao seu redor? Não, não existe e no cinema isso quer dizer filmes com alto teor de lições de vida.


8. Óculos e Reflexos nos Olhos

Aqui não são mais os olhos a janela da alma, mas os óculos: eles refletem o que o (a) mocinho (a) de óculos irá procurar durante todo o filme.


9. Corre Forest, Corre!

Agora se o cartaz for azulado e tiver uma silhueta correndo, prepare-se para um mocinho em fuga e com mania de perseguição.


10. Preto e branco com chamas amarelas

Um bom filme de ação tem que ter explosões desde o seu pôster; o resto não importa, pode estar em preto e branco mesmo.


11. O vestido vermelho nunca sai de moda

Que pretinho básico que nada! Uma mocinha que se preza tem que vestir vermelho!


12. Slogan sobre o rosto

Esta tendência é relativamente nova, mas já tomou conta dos cartazes. Na maioria dos casos, o rosto do personagem principal do filme é o fundo do poster e o slogan do longa vem logo acima dele.

 
13. Tranquilidade/Natureza em Azul



14. Rosto construído com outros elementos



15. Tarja nos Olhos:

Na maioria das vezes encontrados em filmes policiais  onde "A Justiça é Cega"



16. Criatividade em Baixa? 

Filmes iguais uns ou outros e posteres também bastante semelhantes. Não considero criatividade em baixa, devido aos filmes que foram inspirados, considero sim "UMA RELEITURA" onde recriam sucessos de cada época. (...ponto de vista pessoal) Veja alguns exemplos e tire você também sua conclusão:



17. A metade de dois rostos

Quando há dois personagens protagonistas ou um só com dupla identidade ou personalidade.



Os Clichês em Posteres de Filmes
Inspiração para Tópico: Desenvolver a matéria!
Christophe Courtois - Seguido de Coletâneas da Net


Veja Também! 
 ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ 



- Blog INFORMATIVO - 

Gosta de manter-se atualizada?  Confere as novidades! ;)  Faça sua busca na caixa de pesquisa e seja sempre Bem Vindo!  Grata pela atenção! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário