segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia Internacional da Terceira Idade


Idoso merece atenção e cuidados especiais com a saúde 

Apoio da família é indício de envelhecimento com qualidade.



Hábitos saudáveis ajudam a envelhecer com qualidade
Pesquisas demonstram que atividade física regular reduz a mortalidade e a incidência de doenças em idosos. E seus benefícios são observados independentemente da idade em que o indivíduo começa a praticar. Ainda de acordo com a especialista, estudos apontam que exercícios físicos reduzem risco de câncer, sobretudo de intestino, mama, reto e próstata; contribui para a melhora dos sintomas depressivos, além de favorecer o convívio social.
A alimentação do idoso também deve ser saudável, balanceada e rica em fibras. O consumo de alimentos com a quantidade adequada de carboidratos, proteínas e gordura são fundamentais para a saúde e bem-estar do idoso.
“É preciso evitar a ingestão de sacarose e farinhas altamente refinadas, que estão associadas à constipação intestinal, câncer de cólon e diabete mellitus. Também recomendamos aos idosos que evitem o consumo de carnes vermelhas gordas, embutidos e gorduras trans, do tipo que existem em lanches fast-food, bolachas recheadas, sorvetes e comida industrializada congelada. Isso ajuda a diminuir e controlar o colesterol” ressalta.
De acordo com o IBGE, a nova expectativa de vida do brasileiro é de 73,1 anos. Até 2025, o Brasil deve ter a 6ª maior população de idosos do mundo.

Fonte: G1-Globo.com



"Há a infância, a adolescência, a idade adulta e a terceira idade que, se pensarmos, é a quarta. Mas a adolescência é uma fase de transição, e a terceira idade, a do idoso, é a fase da finitude. Dali ninguém passa. A luta passa a ser viver com dignidade e qualidade, evitando doenças, torcendo para não adquirir outras. O que o idoso tem que os outros não têm é a experiência. Vivemos para adquiri-la."

Texto: Luiz Cláudio Canuto

Veja Também: Principal causa da confusão mental no idoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário