Google+ Followers

Google+ Followers

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Winsor Zenic McCay

Homenagem aos seus 107 anos de Winsor McCay


Winsor Zenic McCay (Spring Lake, Michigan, 26 de setembro de 1869 – Brooklyn, Nova Iorque, 26 de julho de 1934) foi um cartunista e animador norte-americano. Artista prolífico, McCay foi pioneiro na técnica de desenhos animados, criando um padrão que seria seguido por Walt Disney e outros em décadas seguintes. Suas duas criações mais conhecidas foram a tira semanal Little Nemo in Slumberland, publicada de 1905 a 1914 e de 1924 a 1927, e a animação Gertie the Dinosaur, criada em 1914.
Seu trabalho nas tiras de jornais influenciou gerações de artistas, incluindo nomes como Moebius, Chris Ware, William Joyce e Maurice Sendak. O Google homenageou com um Doodle o 107º aniversário da tirinha Little Nemo no dia 15 de outubro de 2012.

Em 1911 McCay lança sua primeira animação, Little Nemo, porém é em 1914 que lança sua obra prima, Gertie the Dinosaur, considerado um dos marcos da história da animação.
Gertie fez tanto sucesso e provou ser tão popular que gerou várias falsificações, mas também impressionou dezenas de jovens artistas, que se decidiram pela animação e deram continuidade ao seu desenvolvimento, como Walter Lantz (criador do Pica-Pau), Dave Fleischer (criador de Koko, o palhaço e inventor da rotoscopia) e Dick Huemer (um dos mestres que forjou a fama dos Estúdios Disney).

Nenhum comentário:

Postar um comentário