domingo, 20 de janeiro de 2013

Saiba como preparar café no coador de papel

O bom café não é apenas aquele tirado na máquina de expresso. Em casa, com o coador de papel, é possível fazer um ótimo café. Mas não adianta investir num bom pó se você não souber preparar a bebida. 

Siga as dicas de quem entende do assunto, a ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café).

- Use cafés com moagem média ou fina.

- Utilize uma medida padrão para a quantidade de pó. Recomenda-se de 80 g a 100 g de pó (cinco a seis colheres de sopa) para um litro de bebida. Vá experimentando até encontrar a medida que atenda ao seu paladar.

- Coloque o pó no filtro, espalhando-o uniformemente. Não compacte nem aperte a camada de café.

- A água utilizada deve ser pura e limpa. Use sempre água filtrada ou mineral para preparar o café.

- Imediatamente antes da fervura (90º C), despeje a água sobre o pó, umedecendo-o todo. Mas não ponha toda a água de uma vez. Comece molhando o pó de café das beiradas para o centro do coador. Em seguida, despeje a água lentamente (em fio) bem no centro do filtro. Não use colher para misturar.

- Quanto mais lentamente despejar a água, mais escuro resultará o café. Entretanto não exceda 4 a 6 minutos, para que a extração excessiva não torne o café amargo.

- Para um café bem quente, escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer o café.

- Jogue fora o filtro e o café já usados. Não passe a bebida novamente pelo café esgotado porque ela ficará amarga e com sabor desagradável.

- A preparação em cafeteiras elétricas utiliza o mesmo tipo de café e as mesmas medidas. Para fazer quantidades grandes (mais de 12 xícaras pequenas), o longo tempo de preparo pode resultar em sabor amargo. Se precisar, faça menos xícaras por vez.

Fonte: Rosana Ferreira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário