segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Minotauro

O Minotauro é um dos personagens mais conhecidos da mitologia grega.

É um personagem da mitologia grega cuja representação mais tradicional entre os gregos antigos era uma criatura com a cabeça de um touro sobre o corpo de um homem. O autor romano Ovídio descreveu-o simplesmente como "parte homem e parte touro".



Habitava o centro do Labirinto, uma elaborada construção erguida para o rei Minos de Creta, e projetada pelo arquiteto Dédalo e seu filho, Ícaro especificamente para abrigar a criatura. O sítio histórico de Cnossos, com mais de 1300 compartimentos semelhantes a labirintos, já foi identificado como o local do labirinto do Minotauro, embora não existam provas contundentes que confirmem ou desmintam tal especulação. No mito, o Minotauro eventualmente morre pelas mãos do herói ateniense Teseu.

O termo Minotauro vem do grego antigo Μῑνώταυρος, composto etimologicamente pelo nome Μίνως (Minos) e o substantivo ταύρος ("touro"), e pode ser traduzido como "(o) Touro de Minos". 
Em Creta, o Minotauro era conhecido por seu nome próprio, Astérion, um nome que ele compartilhava com o pai adotivo de Minos. Originalmente, Minotauro era apenas utilizado como nome próprio, referindo-se a esta figura mítica. O uso de minotauro como um substantivo comum que designa os membros de uma raça fictícia e genérica de criaturas antropogênicas com cabeças de touro surgiu bem posteriormente, no gênero de ficção fantástica do século XX.


Segue abaixo: Origem do mito, imagem, mitologia grega

Trailet do filme: 

Imagens Ilustrativas: 





















O Significado Filosófico dos Mitos Gregos


“Se me pusesse agora a recordar a genealogía de Hesíodo e os antepassados dos Deuses que acabo de citar, não me cansaria de fazer ver que os seus nomes são inteiramente apropriados; e continuaria até conseguir provar aonde poderia chegar esta sabedoria, que me surgiu assim de repente, sem saber donde, e que nem sei se devo ou não dar por concluída”



- Cratilo, de Platão -

“É bom que se invoque os Deuses, mas convém que além de invocar os Deuses, o homem também se ajude a si próprio”

                     INDICAÇÃO DE FILMES COM ESTA CRIATURA MITOLÓGICA

Assista agora:

História: TESEU E O MINOTAURO - Mitologia Grega - Leitura do mito em forma de conto

Demais filmes citados estão disponíveis tão somente para trailler; no entanto ao cadastrar-se no site você podera ter acesso a compra para assisti-los na integra, ok? 

Filme Imortais (Trailler)
Filme Labirinto(Trailler) Labirinto - A Magia Do Tempo - 1986
Música Completa: David Bowie - Labirinto David Bowie - Magic Dance

BREVE:  INDICAÇÕES DE FILMES QUE MARCARAM UMA ÉPOCA. 😏

Talvez você se interesse também por estes tópicos  da Mitologia:



 Edição de Luxo

 Os Mitos Gregos-03

Os Mitos Gregos




Mitologia-História de Deuses e Heróis




Veja Também! 
 ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ 



- Blog INFORMATIVO - 

Gosta de manter-se atualizada?  Confere as novidades! ;)  Faça sua busca na caixa de pesquisa e seja sempre Bem Vindo!  Grata pela atenção! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário