"Bon Appetit!"
Foto: AP/Divulgação
Julia Child nasceu no dia 15 de agosto de 1912 na Califórnia, Estados Unidos. Mudou-se para a França em 1948 e acabou tomando gosto pela culinária francesa. Ela decidiu adaptar a sofisticada cozinha francesa para os americanos e, assim, escreveu, de maneira colaborativa, o livro chamado “Dominando a Arte da Culinária Francesa”, que foi considerado inovador na época. Child também tornou-se muito conhecida por causa do programa “The French Chef” (“O Chefe Francês”, em português) transmitido nos Estados Unidos, além de sua história de vida ter sido utilizada como inspiração para o filme "Julie & Julia", de 2009.
Julia Child poderia ter sido apenas mais uma apresentadora de programa de culinária. Mas foi com seu jeito original e bem humorado, saudando sua audiência com um largo sorriso e um sonoro “Bon Appétit”, que ela conquistou de “simples mortais”, ávidos por aprender a cozinhar, a célebres nomes da gastronomia mundial.
Neste dia 15 de agosto Julia completaria 100 anos de idade. Em 2009, seu encontro com a culinária foi retratado no filme Julie & Julia, protagonizado pela atriz Meryl Streep. Desafiando a própria inabilidade na cozinha, ela começou a se aventurar nas panelas tardiamente. “Eu tinha 32 anos quando comecei a cozinhar. Até então eu só comia”, disse, certa vez.
Após se mudar para França, para acompanhar o marido militar, resolveu afastar o tédio se matriculando nas aulas de culinária oferecidas pela escola Le Cordon Bleu – decisão que acabou mudando a sua vida. Com bom humor e persistência, ela se entendeu muito bem com as técnicas francesas e acabou por compartilhar o que aprendeu com milhares de pessoas por meio de seus programas de TV e livros, entre ele, a “bíblia” Mastering the Art of French Cooking (em tradução livre, Dominando a Arte da Culinária Francesa). “Julia foi uma mentora para mim. Ela influenciou completamente a forma como me aproximo e preparo comida. Ela ajudou a mudar a forma como os americanos enxergam o ato de cozinhar e de jantar”, afirmou o chef americano Emeril Lagasse, que tem programas de TV de culinária e livros sobre o assunto.
Cozinha de Julia Child exposta no Museu Nacional de História Americano (Foto: Reprodução/Wikipédia)
Fonte: Gourmet e Wikipedia
Homenagens ao ícone
Em homenagem ao centenário de Julia Child, 100 chefs americanos criarão menus e eventos especiais em diferentes pontos do país, segundo informa o jornal USA Today. Nomes como Barbara Lynch, de Boston, Traci Des Jardins, de San Francisco, Emeril Lagasse (com nove restaurantes em quatro cidades), Michel Richard em Washington, D.C. e Alice Waters em Berkeley, participam da ação, inspirados na chef e apresentadora de TV. Além disso, o Museu Nacional da História Americana, localizado em Washington, irá reabrir a exposição A Cozinha de Julia Child, de 15 de agosto a 3 de setembro. O local exibirá também episódios raros do programa The French Chef (em tradução literal, A Chef Francesa).
Para terminar um vídeo show que mostra todo o talento de Meryl Streep...Coragem
na hora de virar o omelete!!
"Bon Appetit!"